
A Prefeitura de Vera (MT) decretou situação de emergência após chuva forte e vendaval que atingiram o município por 30 minutos no último sábado (3) (assista acima). Trinta e três famílias foram afetadas e uma delas ficou desabrigada e está na casa de parentes enquanto aguarda a reconstrução da residência, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC).
O decreto foi assinado pelo prefeito Yago Giacomelli na segunda-feira (5) devido aos danos registrados, principalmente no bairro Bom Jesus, localizada a 1 km do Centro, e em áreas rurais do município.
Os principais prejuízos foram destelhamentos e perdas de móveis e eletrodomésticos, segundo a secretária municipal da SEMDESC, Amanda Marques Pintado.
A prefeitura informou que atendeu, inicialmente, 30 famílias por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e das equipes de abordagem. De acordo com a secretária, as famílias receberam telhas para reparar as casas, colchões e, em alguns casos, cestas básicas e kits de higiene.
Segundo a prefeitura, o levantamento dos prejuízos financeiros ainda não foi concluído, porque as equipes continuam atendendo às demandas dos moradores.
O relatório técnico que fundamenta o decreto aponta que algumas casas tiveram danos parciais ou totais. Também foram registrados casos de perda de roupas, móveis, eletrodomésticos e estoques de alimentos, além de situações de insegurança alimentar.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/r/L/dBm4qWRyun3WdNA7ZiRg/videos-g1-2-.png)
O relatório técnico que fundamenta o decreto aponta que algumas casas tiveram danos parciais ou totais. — Foto: Prefeitura de Vera (MT)
O decreto estabelece situação de emergência por 180 dias, contados a partir da publicação, com possibilidade de prorrogação mediante justificativa e critérios técnicos. A Comissão Municipal de Defesa Civil (COMPDEC) ficará responsável por coordenar e acompanhar as ações de proteção e defesa civil.
A medida autoriza ações emergenciais, como a compra e a distribuição de alimentos, kits de higiene, colchões e materiais de construção, além de medidas para acolher temporariamente famílias que precisem deixar suas casas. Até a publicação desta reportagem, segundo a secretária, a prefeitura não solicitou aos governos estadual ou federal o reconhecimento da situação de emergência nem apoio complementar.
Mín. 25° Máx. 40°




