Diversos peixes foram encontrados mortos no Rio Teles Pires, em Sinop, a 503 km de Cuiabá, na segunda-feira (12). Um vídeo gravado por um pescador mostra os peixes boiando no rio próximo à barragem de uma usina hidrelétrica.
Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), o caso é investigado e um relatório para avaliar o impacto e possíveis autuações já foi solicitado.
Já a companhia energética de Sinop, concessionária da usina, informou que está ciente sobre a morte dos peixes e que até o momento, não há evidências de relação do caso com a hidrelétrica. O local continua em operação.
Em 2020, a usina foi multada em R$36 milhões pela Sema, após a morte de seis toneladas de peixes no Rio Teles Pires.
Na época, a companhia energética de Sinop informou que, em decorrência do período de seca, o reservatório teve redução do nível da água, chegando próximo ao limite e, por isso, teria sido necessária a parada das unidades geradoras de energia. Como consequência, ocorreram as mortes dos peixes.
Por meio de nota, a Sinop Energia, companhia que administra a Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop, informou que não há evidências que indiquem que a empresa possa ser a responsável pelas mortes dos peixes. “A empresa monitora a situação de perto, e nossas equipes técnicas estão em campo realizando coletas e análises detalhadas para entender os fatores que contribuíram para esse episódio”, diz trecho da manifestação.
Mín. 20° Máx. 38°