MAQUININHA LELECO
Reforço

Novos procuradores tomam posse na PGE

s novos procuradores são Mariana da Costa Ribeiro Cavalcanti e Diego Ronney de Oliveira

19/09/2019 13h05
Por: Redação Hora News MT
Fonte: Juliene Leite | Secom-MT
72
Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

Mais dois aprovados no concurso de procurador do Estado de Mato Grosso tomaram posse no cargo, em sessão solene do Colégio de Procuradores, realizada na quarta-feira (18.09), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Os novos procuradores são Mariana da Costa Ribeiro Cavalcanti e Diego Ronney de Oliveira. O concurso foi executado em 2016.

O procurador-geral do Estado, Francisco de Assis da Silva Lopes, conduziu a cerimônia de posse dos novos integrantes da Procuradoria, destacando a importância das nomeações, considerando a ampliação da estrutura e das atribuições da PGE.

“Nós, procuradores de Estado, recebemos por força de decisões do Supremo Tribunal Federal várias demandas, prerrogativas e atribuições. E, essas atribuições e demandas foram delimitadas pelo STF. Com isso, competências e incumbências que antes poderiam ser feitas pelos advogados das empresas públicas, das autarquias, atualmente, não podem mais. Essas decisões acabaram assoberbando a Procuradoria Geral do Estado. Com isso, os novos procuradores irão no auxiliar muito nessas novas demandas”, explicou.

Durante o ato de posse, o procurador-geral lamentou a perda de oitos membros dos quadros da Procuradoria. “Em primeiro lugar agradeço ao governador Mauro Mendes por entender a necessidade de aumentar o efetivo de procuradores, com essas nomeações. De janeiro para até agora, razão de diversos motivos, perdemos oito colegas, seja pela aposentadoria ou mesmo por mudança para outras instituições. A importância de aumentar o número de procuradores é uma reivindicação nossa e o governador está sensível a isso. Estou feliz com o reforço dos colegas”, celebrou.

A recém-empossada procuradora Mariana da Costa Ribeiro Cavalcanti enfatizou o valor e a responsabilidade de fazer parte do órgão. “Me sinto honrada e feliz por fazer parte da PGE. Sabemos que é fundamental a atividade da advocacia pública que fiscaliza e busca zelar pelo patrimônio público. Prometo cumprir nossas atribuições de forma aguerrida e com muita determinação”, asseverou.

O novo procurador Diego Ronney de Oliveira contou que está cheio de expectativas em relação à nova função. “Estou imensamente feliz porque é a carreira que sempre sonhei. Vim de Fortaleza (capital do estado do Ceará) e as expectativas que tenho a respeito de Cuiabá e Mato Grosso são muito boas. Quanto às expectativas das atividades que vou desempenhar no Executivo Estadual, são as melhores.  A PGE é uma instituição sólida, estruturada e com certeza vou aprender bastante. Estou preparado para contribuir com o poder público e com Mato Grosso”, afirmou.

Para o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, é valioso destacar o papel atuante da Procuradoria Geral Estado dentro do Executivo Estadual e ampliar os quadros da PGE está na agenda de prioridades.

“As nomeações são uma reivindicação do procurador-geral, dr. Francisco Lopes, desde o primeiro dia de mandato do governador Mauro Mendes. O governador sabe do trabalho desenvolvido e da importância da Procuradoria Geral do Estado. Por isso, tem dado total apoio. Esse é só o início do mandato, há muita coisa ainda para arrumar e temos o foco e o compromisso com a PGE”, finalizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.