Domingo, 25 de Julho de 2021
(65) 9.8455-7418
Covid-19 Alerta Total

Chegada de nova cepa 'acende alerta' da pandemia em MT, diz infectologista

A confirmação de casos da variante B.1.621, popularmente conhecida como cepa colombiana, "acende alerta" sobre a situação da pandemia da covid-19 em Mato Grosso, conforme aponta a médica Márcia Hueb, que é professora de infectologia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

12/07/2021 21h37
Por: Leandro Campos Fonte: Khayo Ribeiro/GD
Reprodução
Reprodução

A confirmação de casos da variante B.1.621, popularmente conhecida como cepa colombiana, "acende alerta" sobre a situação da pandemia da covid-19 em Mato Grosso, conforme aponta a médica Márcia Hueb, que é professora de infectologia na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ao portal , a médica afirmou que o atual panorama da pandemia no estado é considerado "estável". Contudo, a confirmação de casos da nova cepa tem o potencial de alterar a situação epidemiológica em Mato Grosso, sobretudo por conta da baixa cobertura vacinal.

"Acende um alerta, porque temos um porcentual baixo de pessoas vacinadas, o que deixa muitas pessoas suscetíveis. Então, mesmo com a covid original ou a nova cepa a situação ainda é de alerta", disse a infectologista.

Segundo a profissional, ainda há poucas informações sobre a variante, mas, até o momento, não há indicativos de que a nova cepa seja mais letal ou até mesmo mais contagiosa que as demais.

Além disso, a infectologista esclareceu que, apesar de ainda não haver testes que correlacionem a eficácia das vacinas em uso com a B.1.621, pelos resultados obtidos com imunizantes em relação às outras variações as vacinas seguem sendo a melhor estratégia de combate ao vírus.

Em meio ao cenário de poucas certezas, contudo, a chegada de uma nova variante a Mato Grosso é algo "esperado", de acordo com Márcia Hueb. "Aparentemente ela chegou agora com esse pessoal da Copa América. O que a gente tem que dizer é que já seria esperado, uma vez que em plena pandemia não há um controle efetivo da transmissão", declarou.

Confirmação da cepa

Após a suspeita da variante da covid -19 B.1.61, da cepa colombiana, em Cuiabá, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou que o resultado final da análise foi confirmado nesta segunda-feira (12). As amostras foram encaminhadas no dia 19 de junho, mas o laudo saiu 23 dias depois.

Por meio de nota, a pasta afirma que duas pessoas das delegações da Copa América testaram positivo para a covid-19, pelo Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT). Em seguida, outro exame foi realizado, para testar se as pessoas foram contaminadas com a variante colombiana.

Os testes foram encaminhados no dia 19 de junho, para o Instituto Adolfo Lutz, que realizou o sequenciamento genético do material biológico. Ainda de acordo com a SES, somente no último sábado (10) que o resultado preliminar saiu, apontando a confirmação da Variante de Interesse (VOI) B.1.621.

PARTICIPE DO GRUPO NO WHATSAPP DO SITE HORA NEWS MT, E FIQUE BEM INFORMADO EM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, ÚTILIDADE PÚBLICA E MUITO MAIS! CLIQUE AQUI.

SIGA O HORA NEWS MT NO INSTAGRAM, CLIQUE AQUI.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.