Terça, 15 de Junho de 2021
(65) 9.8455-7418
Cidades Pandemia na cadeia

Preso morre de Covid em MT; 50 detentos estão infectados

Detento de 50 anos trabalhava no ateliê da unidade penal

08/06/2021 13h38
Por: Leandro Campos Fonte: G1/MT
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um preso da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis (MT), morreu na madrugada desta segunda-feira (7) com Covid-19 após 12 dias internado.

Ele estava intubado com Covid-19 e quase outros 50 do mesmo presídio testaram positivo para o vírus. O que agrava o problema no local é a superlotação carcerária.

Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) lamentou a morte do preso. O homem, de 50 anos de idade, tinha comorbidade de obesidade e trabalhava no ateliê da unidade penal.

“A Sesp-MT ressalta que desde o início da pandemia, em março de 2020, as medidas de prevenção ao vírus foram implementadas nas unidades penais, o que resultou em apenas este caso grave até o momento”, pontuou a secretaria.

Conforme a Sesp, atualmente, a Mata Grande possui 1,6 mil presos. Destes, 47 testaram positivo para a Covid-19, sendo que todos estão assintomáticos, isolados, e sendo atendidos pela equipe médica.

A administração da unidade penal também realiza a desinfecção das alas com álcool 70% e água sanitária, e entrega kits de máscaras aos presos semanalmente.

A Secretaria reforça ainda que todas as pessoas que entram na unidade passam por triagem e quarentena, ao longo da qual fazem testes de Covid-19.

Atualmente, 48 presos estão isolados por prevenção e passam por testes a cada oito dias, até finalizar o período de 14 dias recomendado pelos órgãos de saúde.

Conforme a Sesp, os presos da Mata Grande acima de 60 anos de idade já receberam a primeira dose da vacina, assim como aqueles acima de 18 anos com comorbidade. Cerca de 150 doses são aplicadas por dia e a intenção é finalizar a primeira dose em todos os presos até o final de semana.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E FIQUE ATENTO NAS NOSSAS NOTÍCIAS, CLIQUE AQUI  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.