

Empresários do ramo de eletrônicos tentaram se desfazer de iPhones lançando os aparelhos pela janela, junto com outros assessórios, durante uma fiscalização da Polícia Federal (PF) e da Receita Federal, realizada nesta terça-feira (3) no bairro Saraiva, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
A ação faz parte da operação Argos, que fiscalizou três estabelecimentos suspeitos de comercializar produtos eletrônicos de forma irregular. Segundo a PF, a manobra ocorreu no momento em que os agentes chegaram a um dos locais para a inspeção.
Irregularidades identificadas
As investigações preliminares apontaram indícios de venda de mercadorias sem nota fiscal, importação irregular de produtos, prática de descaminho e movimentações financeiras incompatíveis com a atividade declarada pelas empresas.

Durante a operação, foram apreendidos celulares, acessórios e outros dispositivos eletrônicos suspeitos de terem sido importados ilegalmente. Um dos comerciantes envolvidos já havia sido preso em 2021 pelo crime de contrabando. A empresa ligada a ele também apresenta indícios de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal, conforme apurado pelos investigadores.
De acordo com a PF, as irregularidades causam prejuízos à economia formal, como evasão fiscal, concorrência desleal e riscos ao consumidor, além de possível ligação com outras práticas criminosas.
Após a conclusão dos procedimentos administrativos, os produtos apreendidos poderão ser declarados perdidos e destinados a leilão.
Operação Argos
O nome da operação, Argos, faz referência ao gigante de 100 olhos da mitologia grega, símbolo de vigilância constante. A Polícia Federal e a Receita Federal reforçaram que as ações de combate ao descaminho, à lavagem de dinheiro e à sonegação fiscal seguem de forma permanente na região.
Mín. 21° Máx. 30°



