Domingo, 11 de Abril de 2021
(65) 9.8473-0999
Covid-19 Covid-19

Médicos criticam falta de protocolo nacional para internação e entubação

Pandemia em descontrole

17/03/2021 14h16 Atualizada há 4 semanas
Por: Wilmar Erasmo Fonte: G1.COM
G1
G1

Ao contrário dos Estados Unidos e da União Europeia, o Brasil não tem um protocolo nacional detalhado que unifique os procedimentos não medicamentosos a serem realizados em pacientes da Covid-19, de acordo com especialistas ouvidos.

 

Dirigentes de sociedades médicas detalham a inexistência deste protocolo no país. Eles defendem a criação e atualização constante do documento pelo Ministério da Saúde e sugerem que ele seja focado em condutas e práticas de manejo dos pacientes, como:

 

1 - Quando internar

2 - Como manejar o paciente internado nos casos moderados

3 - Quando recorrer à ventilação mecânica

4 - Quando se deve entubar o paciente

5 - Como e quando utilizar anticoagulantes e corticoides

6 - Como manejar o paciente em UTI

 

No site do Ministério da Saúde, há apenas notas técnicas sobre o manejo clínico e tratamento dos casos, com informações gerais sobre testagem, diagnóstico da doença e as formas de se notificar os casos e as mortes por síndrome respiratória.

 

Em uma delas, há a polêmica recomendação de se administrar doses de azitromicina com cloroquina ou hidroxicloroquina tanto em casos graves como nos moderados e leves, e em todos os pacientes, sejam eles pediátricos, adultos ou até gestantes. Tais medicamentos não têm eficácia contra a infecção causada pela Covid-19 e podem ter efeitos colaterais graves, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mas ainda são fortemente defendidos pelo presidente Jair Bolsonaro.

 

O Ministério divulga protocolo que libera no SUS uso de cloroquina até em casos leves de Covid. ‘'Kit covid é kit ilusão': os dados que apontam riscos e falta de eficácia do suposto tratamento.

 

Em entrevista à GloboNews logo após recusar o cargo de ministra da Saúde, na segunda-feira (15), a médica Ludhmilla Hajjar defendeu ser função da pasta orientar equipes médicas sobre a melhor forma de atender pacientes com Covid-19 e a necessidade de se criar uma "referência nacional de protocolo".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Rita do Trivelato - MT
Atualizado às 09h01 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 37°

24° Sensação
15.4 km/h Vento
61.8% Umidade do ar
80% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (12/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (13/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens