Domingo, 11 de Abril de 2021
(65) 9.8473-0999
Covid-19 Decreto Estadual

Com lotação em UTIs , governador prorrogar medidas restritivas para conter covid-19 em Mato Grosso

As medidas são válidas para todo Mato Grosso

16/03/2021 16h35
Por: Wilmar Erasmo
Reprodução
Reprodução

O governador Mauro Mendes (DEM) deve anunciar, nesta terça-feira (16), a prorrogação, por mais 15 dias, do Decreto nº 836/2021, que impôs medidas restritivas para reduzir o número de óbitos e contaminações pelo novo coronavírus em Mato Grosso.

Caso seja confirmada, as normativas adotadas pelo Estado terminarão em 31 de março.

Somente na última semana, entre os dias 8 e 15 (ontem), foram registradas 440 óbitos em decorrência de complicações causadas pela Covid-19 em Mato Grosso. No mesmo período, 13.672 pessoas foram contaminadas pela doença.

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), taxa de ocupação nos leitos de UTI das unidades da rede estadual é de 94,7%. Em todo estado a fila de espera chega a 90 pessoas.

Confira abaixo todas as medidas adotadas pelo Governo de MT no combate à Covid-19:

- De segunda à sexta, proibição de todas as atividades econômicas das 19h às 5h. Aos sábados e domingos, a proibição será após o meio-dia. A exceção fica por conta das farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia e telefone.

- Restaurantes e congêneres poderão funcionar até às 20h45, somente nas modalidades drive thru e take away (retirada no balcão).

- Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local.

- Eventos podem ocorrer dentro do horário permitido, respeitado o limite 30% da capacidade do local, e número máximo de 50 pessoas.

- Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 23h.

- O transporte coletivo e congêneres (Uber, 99, etc) podem funcionar normalmente.

- Toque de recolher a partir das 21h até às 5h, com proibição de circulação.

- Projeto de lei que prevê multa a pessoas físicas e às empresas que descumprirem as normas, bem como notificação à Polícia Civil e Ministério Público.

- Nos órgãos públicos estaduais, fica suspenso o atendimento presencial em todas as secretarias e órgãos do governo, com exceção das unidades finalísticas. Quanto a jornada de trabalho, cada secretaria/autarquia vai disciplinar medidas para redução do fluxo de pessoas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santa Rita do Trivelato - MT
Atualizado às 09h01 - Fonte: Climatempo
24°
Poucas nuvens

Mín. 24° Máx. 37°

24° Sensação
15.4 km/h Vento
61.8% Umidade do ar
80% (6mm) Chance de chuva
Amanhã (12/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 37°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (13/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 39°

Sol com algumas nuvens