Quinta, 26 de Novembro de 2020
(65) 9.9696-8266
Política Sem Transparência

Conselheiros destacam que não conseguem fiscalizar gastos de Galvan

Conselheiros destacam que não conseguem fiscalizar gastos de Galvan

05/11/2020 21h43
Por: Redação Hora News MT Fonte: Folha Max
Reprodução
Reprodução

A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT) foi alvo de mandado de busca e apreensão na tarde desta quinta-feira (5), em sua sede no Centro Político Administrativo de Cuiabá. O motivo foi para buscar documentos necessários para que membros do Conselho Fiscal da própria entidade consigam averiguar os gastos da associação autorizados pela atuação gestão.

A decisão foi proferida pelo juiz Yale Sabo Mendes,  7ª Vara Cível de Cuiabá, e também atinge o presidente da entidade, o produtor Antônio Galvan. "Tenho como induvidosa a probabilidade do direito e a violação legal que incorpora o requisito da urgência em sua essência, na medida em que os autores, membros do Conselho Fiscal, manejam ação judicial para ter acesso às informações financeiras e contábeis indispensáveis ao exercício da função na qual assumiram, repito, democraticamente e, até o momento, em plena vigência", escreveu o magistrado na sentença assinada nesta quarta-feira (4) obtida com exclusividade peloa site folhamax.

Conforme fontes, advogados e funcionários estavam tentando impedir o cumprimento da ordem judicial sob alegação de que o processo corre sob sigilo. Ainda conforme foi apurado, a decisão é decorrente da falta de fornecimento de informações relativas aos gastos da entidade a conselheiros da própria entidade.

Em outra parte da ordem judicial, Yale Sabo Mendes destacou a natureza social e o interesse em comum que os autores (3 conselheiros da entidade) estão buscando garantir, com o exame financeiro que envolve o balanço patrimonial de todos os associados. "Outro aspecto importante a ser ponderado, é a explícita necessidade dos rumos sociais e das principais decisões serem submetidas à assembleia geral, quando se trata de interesses em comum dos membros de um estado inteiro associado", pontua Yale.

Segundo os autores da ação de obrigação de fazer e não fazer com pedido de busca e apreensão de documentos, eles são membros do Conselho Fiscal da Aprosoja-MT e relatam que  dia 23 de outubro ocorreria a reunião fiscal em que a diretoria representada por Antonio Galvan apresentaria os livros contábeis e as contas trimestrais do 1º e 2º semestre de 2020, para exame minucioso e o plano de ação a ser elaborado no parecer dos autores, conforme prevê o Estatuto Constitutivo da Aprosoja.

"Entretanto, o presidente réu, teria surpreendido os autores com a ordem que suspendeu toda e qualquer reunião do Conselho Fiscal em exercício, fundado em informação privilegiada e sigilosa transmitida via aplicativo à imprensa, supostamente veiculada por membro do conselho fiscal composto pelos requerentes".  Dessa forma, acionaram a Justiça e conseguiram decisão favorável que foi cumprida nesta quinta-feira.“

Ante o exposto, devidamente preenchidos os requisitos legais do artigo 300 do CPC, defiro a tutela de urgência vindicada pelos autores, membros do Conselho Fiscal da Aprosoja/MT, e determino a suspensão da ordem do presidente da Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), representado pelo réu Antônio Galvan, que impede o exercício pleno e desembaraçado das atividades atribuídas aos autores enquanto membros do Conselho Fiscal da requerida”, despachou Yale arbitrando multa pecuniária de R$ 1 mil por dia de descumprimento,  sem prejuízo das penalidades cabíveis.

 

Ao site folhamax, a assessoria da Aprosoja disse deconhecer a ação para cumprimento da ordem judicial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Mutum - MT
Atualizado às 13h13 - Fonte: Climatempo
29°
Pancada de chuva

Mín. 21° Máx. 31°

28° Sensação
12.9 km/h Vento
35.4% Umidade do ar
80% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (27/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.