15°C 31°C
Nova Mutum, MT
Publicidade

Deputado de MT denuncia 'maquiagem' no Plano Safra e diz que aumento não cobre nem a inflação

Para o parlamentar, os valores anunciados não passam de uma “maquiagem” diante da inflação real vivida no país.

04/07/2025 às 12h58
Por: Leandro Campos Fonte: Gazeta Digital
Compartilhe:
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal Nelson Barbudo (PL-MT) criticou duramente o Plano Safra 2025/2026, anunciado nesta semana pelo Governo Federal com um volume total de R$ 516,2 bilhões para a agricultura empresarial e R$ 89 bilhões para a agricultura familiar. Para o parlamentar, os valores anunciados não passam de uma “maquiagem” diante da inflação real vivida no país.

“Prometeram números astronômicos, mas a realidade é outra. O aumento foi de apenas 1,5%, enquanto a inflação já passa de 5,3%. É uma conta que não fecha. Isso não é reforço, é retrocesso”, disparou Barbudo, membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

A FPA também demonstrou preocupação com os números apresentados, apontando que, apesar de altos no papel, os valores perdem eficácia frente ao aumento nos custos de produção. Para Barbudo, o anúncio do Executivo está desconectado da realidade do campo. “Querem vender isso como vitória, mas não cobre nem o que já foi perdido. O trabalhador rural precisa de aumento real, não de propaganda”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.