15°C 31°C
Nova Mutum, MT
Publicidade

Lula vem a MT duas vezes antes das eleições 2026, afirma Valdir Barranco

Presidente está investindo no relacionamento com o eleitorado do estado em que Bolsonaro tem ampla aceitação

20/06/2025 às 22h39
Por: Leandro Campos Fonte: Camila Ribeiro/Hiper Noticias
Compartilhe:
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente do PT em Mato Grosso, Valdir Barranco, ventilou duas visitas do presidente Lula (PT) ao estado até as eleições de 2026. Caso as agendas se confirmem, o presidente terá passado quatro vezes por cidades de MT nos dois últimos anos do mandato, uma demonstração do esforço para conquistar a simpatia dos eleitores bolsonaristas, maioria no estado.

No primeiro semestre de 2025, Lula esteve em Campo Verde (136 km de Cuiabá) - em maio -, para lançar o programa Solo Vivo e em abril foi ao Parque Nacional do Xingu, em São Félix do Araguaia (1.100 km de Cuiabá), em cerimônia com o cacique Raoni Metuktire. 

Segundo Valdir Barranco, as próximas viagens de Lula devem ser para a região do Araguaia e médio-norte de MT. Mas os eventos estão condicionados ao destravamento da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e as obras das BRs 158 e 242. Uma das implicações das ferrovias projetadas para o estado são as licenças ambientais. Os trajetos cortam áreas de proteção ambiental, as inviabilizando juridicamente. 

No Nortão, a expectativa é que Lula inaugure trechos de rodovias cujo asfalto foi recuperado e sinalize a liberação de recursos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para duplicar a BR 163, via estratégica para o escoamento de grãos. 

O evento no Xingu promovido pela presidência não foi prestigiado por autoridades de MT. O governador Mauro Mendes (União Brasil), senadores e deputados da base do Executivo estadual não compareceram. A repercussão negativa de ter o palanque esvaziado, fez o staff do governo federal rever a estratégia, insistindo na presença dos políticos locais, o que fez Mendes ceder e participar. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.