A deputada estadual Janaina Riva (MDB) usou suas redes sociais nesta segunda-feira (9) para fazer um alerta à população, em especial a pais e adolescentes, sobre os riscos de crimes por imitação após a ampla divulgação de tragédias. O foco do alerta é o chamado efeito Werther, fenômeno psicológico que aponta a possibilidade de que casos noticiados intensamente, como crimes ou suicídios, desencadeiem comportamentos semelhantes em pessoas influenciáveis.
A preocupação da parlamentar surge poucos dias antes do Dia dos Namorados, quando é comum a entrega de lembranças anônimas, como doces e bilhetes, e também após um crime que chocou o país: uma adolescente de 17 anos envenenou duas colegas de escola, em Itapecerica da Serra (SP), utilizando doces contaminados com arsênico.
As vítimas receberam os doces acompanhados de mensagens afetuosas, como “Um mimo para a garota mais linda que já vi”, o que impediu a desconfiança imediata. Uma delas, Ana Luiza de Oliveira Neves, também de 17 anos, morreu após consumir o presente. A outra adolescente sobreviveu.
Segundo a investigação, a autora do crime teria agido por ciúmes, e o veneno foi comprado pela internet. Ela foi apreendida e poderá cumprir medida socioeducativa de até três anos, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Em sua publicação, Janaina escreveu:
“Não aceite nada sem remetente. Denuncie bilhetes ameaçadores. E nunca, nunca consuma alimentos deixados de forma suspeita.”
Ela também pediu apoio das famílias para que o alerta seja compartilhado entre amigos, filhos e vizinhos, como forma de prevenção:
“Porque o que parece um presente, pode ser uma armadilha”, completou.
O caso foi exibido no Fantástico, da TV Globo, no último domingo, e repercutiu nacionalmente. A deputada destacou que a forma como esses episódios são replicados nas redes sociais pode aumentar o risco de repetição, principalmente entre adolescentes com fragilidades emocionais.
“Esse tipo de crime pode se repetir. Entregas misteriosas, bilhetes sem nome, doces na porta. Cuidado!”, reforçou.
Mín. 15° Máx. 31°