15°C 31°C
Nova Mutum, MT
Publicidade

Sesp já capacitou cerca de 600 profissionais para reforçar fiscalizações da Operação Lei Seca em MT

A ação integra a campanha do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução dos acidentes de trânsito

18/05/2025 às 18h30
Por: Leandro Campos Fonte: Maria Klara Duque - GD
Compartilhe:
Reginaldo Souza
Reginaldo Souza

A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) está promovendo, durante o mês de maio, capacitações das forças de segurança voltadas à fiscalização de trânsito. 

A ação integra a campanha do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução dos acidentes de trânsito e tem como foco principal reforçar as Operações Integradas Lei Seca em sete municípios do interior do estado.

Coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI-E), com apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTRAN) e do Detran-MT, a iniciativa já capacitou 583 servidores. 

As instruções ocorrem em 9 cidades de todas as regiões do estado, com atividades teóricas e práticas abordando legislação, técnicas de abordagem, segurança viária, educação no trânsito e o uso de novas tecnologias como ferramenta de apoio às fiscalizações.


Uma das inovações implantadas durante a capacitação é a utilização de equipamentos de gestão de imagens nas abordagens, que servirão como prova em processos administrativos e criminais. De acordo com a tenente-coronel Monalisa Furlan, coordenadora do GGI-E, os equipamentos trazem mais segurança para os agentes e para os cidadãos abordados.

“Diante de qualquer dúvida, o equipamento pode ser consultado, garantindo mais legitimidade às operações. O uso das câmeras será exclusivo das operações Lei Seca e operado por profissionais posicionados estrategicamente para registrar toda a ação”.

A promotora de Justiça que atua em Sinop (500 km de Cuiabá), Roberta Cheregati Sanches, também ressaltou a importância da iniciativa.

“Infelizmente, em nossa cidade é comum o hábito de dirigir após o consumo de álcool ou outras drogas. As fiscalizações têm como objetivo romper esse comportamento e conscientizar os motoristas sobre os riscos. A capacitação dos agentes representa o compromisso da Sesp com a segurança viária e a melhoria do atendimento à população”, afirmou.

As cidades de Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Cáceres já receberam as atividades. Nos próximos dias, a capacitação será levada a Nova Mutum, Alta Floresta e Barra do Garças.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.