Quatro integrantes do Governo Mauro Mendes vão se desincompatibilizar daqui a 10 meses para disputar as eleições.
São eles: Alan Porto (Educação), Allan Kardec (Ciência, Tecnologia e Inovação), Fabio Garcia (Casa Civil), Gilberto Figueiredo (Saúde) e Leonardo Alburquerque, cujo cargo de chefe do Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília tem status de secretário.
Destes, apenas Alan Porto vai encarar o teste das urnas pela primeira vez. Concorrerá a deputado estadual pelo Republicanos, sob incentivo do vice-governador Otaviano Pivetta. A estrutura da Educação já foi utilizado como vitrine e tampolim político para alguns que, após tocar a secretaria, se tornaram parlamentares, como os petistas Ságuas Moraes e Rosa Neide.
Fabio Garcia, que vai trocar União pelo Podemos, pretende buscar a reeleição de deputado federal, mas pode também entrar de vice-governador da chapa de Pivetta. Leonardo, que já foi estadual e federal, vai para o Podemos para tentar reconquistar mandato na Câmara. Gilberto, do União, tentará de novo cadeira de deputado estadual. Em 2022 obteve 22.248 votos e ficou de suplente.
Ex-vereador de Cuiabá e ex-deputado estadual, Kardec vai deixar o PSB e ingressar no Podemos de olho numa cadeira na Assembleia.
Mín. 15° Máx. 31°