15°C 31°C
Nova Mutum, MT
Publicidade

Dois helicópteros levando empresários colidem na Finlândia: cinco pessoas morreram

Ambos pertenciam a empresas estonianas, diz a Reuters. Um era de propriedade da NOBE e o outro da Eleon, acrescentou a reportagem.

18/05/2025 às 10h23
Por: Leandro Campos Fonte: Por Marisa Adán Gil
Compartilhe:
REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO

Um helicóptero estava registrado na Estônia, o outro na Áustria, de acordo com uma reportagem da Rádio Pública Estoniana (ERR), citando o jornal finlandês Helsingin Sanomat. Ambos pertenciam a empresas estonianas, diz a Reuters. Um era de propriedade da NOBE e o outro da Eleon, acrescentou a reportagem.

Os helicópteros haviam decolado da Estônia. Segundo relatos, havia três pessoas em um e duas no outro - alguns deles eram empresários. As informações são do The Telegraph.

Serviços de emergência foram chamados ao local do acidente, a oeste de Helsinque, pouco depois das 12h30, horário local, no sábado.

"O acidente resultou em várias mortes. O número exato de vítimas e as identidades dos passageiros ainda estão sendo determinados", disse a polícia em um comunicado.

No entanto, o Ministério das Relações Exteriores da Estônia confirmou à emissora pública ERR que todos a bordo dos helicópteros morreram.

Como uma pedra

Uma testemunha disse ter visto os dois helicópteros voando próximos um do outro antes de um deles "cair como uma pedra".

"De repente, um dos helicópteros fez um movimento rápido e, sem mais nem menos, colidiu com o outro. Logo depois, houve uma queda terrível", disse Antti Marjanen à emissora finlandesa Yleisradio Oy.

Um dos helicópteros caiu como uma pedra, enquanto o outro despencou em espiral. Depois disso, não vi nem ouvi nada. Não havia fumaça.

Equipes de resgate teriam localizado os destroços dos helicópteros em uma área florestal, a cerca de 90 metros um do outro.

As autoridades não deram nenhuma indicação sobre o que causou a colisão aérea, mas uma testemunha disse à mídia finlandesa que houve um "acidente terrível" após uma das aeronaves realizar uma manobra repentina.

A mídia local citou os empresários estonianos Oleg Sõnajalg e Priit Jaagant, e sua esposa Lilit Jaagant, entre as vítimas.

A construtora de Jaagant divulgou um comunicado confirmando que ele e sua esposa morreram.

Os dados de rastreamento do Flightradar24 mostraram que dois helicópteros leves Robinson R44 Raven de quatro lugares, que decolaram de Tallinn, capital da Estônia, voavam perto de Eura, no sudoeste da Finlândia, quando o acidente ocorreu.

Os passageiros estavam a caminho de um show aéreo no Campo de Aviação de Piikajarvi quando colidiram, de acordo com o presidente de um clube de aviação próximo.

(Esta reportagem está em atualização.)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.