15°C 31°C
Nova Mutum, MT
Publicidade

China suspende importação de carne de frango do Brasil por 60 dias após caso de gripe aviária

Caso foi registrado no Rio Grande do Sul. Ministério reforça que consumo de carne de ave e ovos continua seguro.

16/05/2025 às 13h42
Por: Wilmar Erasmo Fonte: G1
Compartilhe:
Imagem da Internet
Imagem da Internet

Maior cliente do Brasil na exportação de frango, a China vai interromper a compra dessa carne por 60 dias, após o país registrar o 1º caso de gripe aviária em uma granja comercial em sua história, no Rio Grande do Sul.

A informação foi dada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, à TV Globo, em Goiás, nesta sexta-feira (16). A medida é adotada automaticamente, como parte de um protocolo acordado entre os países para esse tipo de situação.

O Ministério da Agricultura reforçou que não existe risco no consumo de frango e ovos.

"A população pode continuar consumindo com segurança e com atestado de qualidade, emitido pelo Ministério da Agricultura, a carne de frango brasileira, com total tranquilidade", disse Fávaro, em entrevista nesta manhã.

A doença foi detectada em uma granja localizada em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, e comunicada na manhã desta sexta.

Maior exportador do mundo

O Brasil é o maior exportador de frango no mundo e o terceiro maior produtor.

Depois da China, os maiores compradores das aves brasileiras no exterior são os Emirados Árabes e o Japão, segundo a associação de produtores, a ABPA.

Fávaro disse que o Brasil tem protocolos com alguns países para que a exportação seja bloqueada apenas dos estados onde foi detectado o foco de gripe aviária.

É o caso do Japão e dos Emirados Árabes, além de Reino Unido, Argentina e Arábia Saudita.

"Já a China e a Comunidade Europeia restringem todo o Brasil, temporariamente", destacou o ministro. Então, a partir de hoje, por 60 dias, a China não estará comprando carne de frango brasileira", afirmou Fávaro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.