15°C 31°C
Nova Mutum, MT
Publicidade

Homem tem síndrome da “cabeça caída” causada por vício

Síndrome rara fez com que jovem perdesse força no pescoço após anos de uso de drogas. Caso exigiu cirurgia para reconstruir a coluna

14/05/2025 às 22h51
Por: Leandro Campos Fonte: Revena Alves/Metrópoles
Compartilhe:
REPRODUÇÃO
REPRODUÇÃO

Um jovem de 23 anos foi diagnosticado com uma condição rara e debilitante chamada de “síndrome da cabeça caída”, após anos de abuso de substâncias.

O caso, registrado no Hospital Universitário Al-Zahra, no Irã, foi publicado em abril, na revista Clinical Case Reports, e chamou a atenção dos médicos pelo grau de comprometimento físico e pelas causas incomuns.

O paciente, que não foi identificado, chegou ao hospital com a cabeça pendendo para baixo, sem conseguir sustentá-la. Segundo os médicos, ele apresentava fraqueza severa nos músculos do pescoço, uma característica marcante da síndrome, também chamada de síndrome da cabeça flácida.

Embora geralmente ligada a distúrbios neuromusculares, como a doença do neurônio motor, nesse caso, a condição foi associada ao uso prolongado de drogas, como anfetaminas, heroína e ópio.

Deformação causada por má postura prolongada

De acordo com o relato, o homem convivia com a síndrome há pelo menos 15 meses. Durante esse período, tentou lidar com os sintomas por conta própria, usando remédios naturais, sem sucesso. Quando finalmente procurou ajuda médica, também se queixava de dormência e formigamento nos braços, que são sinais de parestesia.

A avaliação inicial não mostrou alterações nos nervos ou nos músculos, mas uma tomografia revelou uma grave deformação na coluna cervical. Segundo os especialistas, o problema não foi causado diretamente pelas substâncias químicas, mas por seus efeitos indiretos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.