O governador Mauro Mendes (UB) cobrou explicações do Poder Judiciário sobre a fuga do faccionado do Comando Vermelho (CV), Janderson dos Santos Lopes, de 30 anos, condenado a 39 anos de prisão e investigado pelas operações Red Money e La Catedral, ambas da Polícia Civil.
“Quem tem que se explicar sobre isso não é o Executivo, que está fazendo sua parte. Quem tem que se explicar, eventualmente, se houver explicação, é o Poder Judiciário”, afirmou o governador durante o lançamento do programa ‘Disque Extorsão Contra Facções Criminosas’, na tarde desta terça-feira (11).
Durante o plantão judiciário no feriado do Carnaval deste ano, a defesa de Janderson impetrou um habeas corpus com o objetivo de revogar o mandado de prisão preventiva expedido contra ele.
Em decisão monocrática, o magistrado plantonista deferiu o pedido do advogado do criminoso e o colocou em liberdade mediante medidas cautelares.
Dias depois, o desembargador Hélio Nishiyama revogou a decisão que beneficiou Janderson. Contudo, ele já tinha rompido a tornozeleira e fugido. Agora, ele é considerado foragido da Justiça.
Um mandado de prisão foi expedido contra Janderson pela Comarca de Primavera do Leste (235 km de Cuiabá), onde ele cumpria pena.
O mandatário ainda lamentou a situação e reiterou a dificuldade de se prender um integrante de grupos criminosos. “Lamento profundamente porque prender um faccionado hoje é um esforço gigantesco”, expressou.
Janderson responde pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e corrupção.
VEJA VÍDEO
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS DE TODO O ESTADO DE MT E BRASIL, - CLIQUE AQUI CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM - TELEGRAM
Mín. 21° Máx. 32°