Sexta, 23 de Outubro de 2020
(65) 9.9696-8266
Geral 185 Anos

PM entrega condecorações de reconhecimento para militares e personalidades

A solenidade homenageou 168 pessoas entre militares e representantes da sociedade civil.

03/09/2020 22h36
Por: Redação Hora News MT Fonte: Greyce Lima | Secom -MT
Foto: Michel Alvim - SECOM/MT
Foto: Michel Alvim - SECOM/MT

A Formatura de Imposição das Condecorações da Polícia Militar foi realizada na noite desta quinta-feira (02.09), no Quartel do Comando Geral, em Cuiabá. A solenidade celebrou os 185 anos da instituição com a entrega de 168 medalhas a militares e diversas personalidades em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade mato-grossense.  

A formatura contou com a presença do governador do Estado Mauro Mendes e do comandante-geral da PM, coronel Jonildo José de Assis. O governador, que entregou condecorações aos homenageados, parabenizou o trabalho desenvolvido pela instituição centenária. “Se aqui estão é porque são merecedores destas homenagens, pois prestaram serviços relevantes para a nossa segurança pública. São 168 histórias de muito trabalho e dedicação; narrativas que merecem esse reconhecimento”, declarou o governador. 

Autoridades militares e civis foram homenageadas. O deputado estadual Ondanir Bortoloni, representante da Assembleia Legislativa, e o comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, general Reinaldo Salgado Beato foram homenageados com a honraria ‘Homens do Mato Gran Oficial e Comendador’. 

O coronel Jonildo José de Assis agradeceu a tropa e ressaltou o compromisso e legado dos militares no cumprimento do dever. “Cada condecoração aqui imposta reconhece autoridades que contribuem com a segurança pública. Esses policiais militares defendem o que acreditam: a lei, a ordem, a disciplina e o respeito e os valores institucionais. Nossos policiais entregam suas vidas para servir, nossa missão é continuar lutando em prol da sociedade”, afirmou o coronel.

Pela primeira vez, a Polícia Militar concedeu uma das condecorações mais significativas da instituição, a ordem ‘Homens do Mato Grau Cavaleiro’ aos praças da corporação, 23 policiais receberam a honraria. O subtenente Edilson de Siqueira da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento da PM (Esfap) foi um dos policiais agraciados com a medalha. 

“Esse medalha representa um ânimo a mais para os praças. É uma honra ser lembrado nesta data histórica. Eu dedico aos médicos, enfermeiros, maqueiros e de todos os meus colegas de farda que enfrentam este momento de frente e com coragem”, destaca o militar. 

O sargento Delso Marques e mais três policiais do 1º Batalhão da PM foram homenageados com a medalha ‘Cruz de Bravura’. A condecoração reconhece atos excepcionais de desprendimento e coragem. Em agosto de 2019, a equipe do sargento não pensou duas vezes em retirar cinco pessoas presas dentro de um carro em chamas na Prainha, em Cuiabá. 

“Eu nunca esperei receber uma medalha ao atender uma ocorrência tão atípica, me sinto lisonjeado. Lembro que naquela noite não tivemos tempo para pensar, apenas pudemos agir naquela situação complexa, os ocupantes não conseguiam sair e se demorasse um pouco mais poderia ser uma tragédia. Essa medalha nos orgulha e fico feliz em saber que o Comando Geral valoriza nossas ações”, contou o sargento. 

Foram entregues oito condecorações diferentes, dentre elas, as medalhas Serviços Extraordinários, Sangue de Mato Grosso, Tempo de Serviço, Grau Oficial e Grau Cavaleiro, dentre outras. O evento contou com público reduzido por causa da pandemia da Covid-19. Foram adotadas medidas restritivas de distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel. Compareceram à solenidade o secretário de segurança pública, Alexandre Bustamante; secretário chefe da casa civil, Mauro Carvalho, o comandante - adjunto geral da PM, coronel Delwison Sebastião Maia da Cruz,o comandante subchefe do Estado Maior Geral, coronel Wancley Rodrigues e demais autoridades militares e civis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.