O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) contabilizou 27.776 ocorrências de atendimento pré-hospitalar (APH), no Estado, entre janeiro e agosto deste ano.
Conforme levantamento feito pela Diretoria Operacional do CBM, o número representa um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram atendidas 26.397 ocorrências.
Em ambos os anos, as ocorrências de APH representaram o maior volume de atendimentos realizados pela corporação em todas as suas áreas de atuação, evidenciando a crescente demanda por este serviço essencial.
As ocorrências abrangem casos variados, como acidentes de trânsito, traumas diversos e até casos clínicos de paradas cardiorrespiratórias ou mal súbitos. O atendimento consiste na prestação de socorro imediato e especializado às vítimas. Os chamados são registrados diariamente e atendidos pelos bombeiros, assim que são acionados nas unidades, a qualquer hora do dia ou da noite.
O objetivo, segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, é garantir o suporte necessário até que as vitimas atendidas possam ser transferidas para um hospital. "A rápida intervenção pode fazer a diferença entre a vida e a morte das vítimas", destacou.
Em muitas cidades mato-grossenses, o atendimento é realizado pelas Unidades de Resgate do Corpo de Bombeiros Militar, que operam em conjunto com profissionais de saúde, como técnicos de enfermagem e enfermeiros, que integram as equipes de socorro. Esses profissionais da saúde trazem conhecimento e expertise adicional para potencializar a qualidade do atendimento prestado.
Neste ano, o município de Rondonópolis se destaca com o maior número de atendimentos de APH realizado pelos militares do 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM). Foram registradas 7.683 ocorrências de socorro hospitalar nos primeiros oito meses deste ano. Em seguida, vem a cidade de Sinop, que somou 3.120 atendimentos pelo 4º Batalhão Bombeiro Militar (4º BBM).
Já em terceiro lugar está o município de Sorriso, onde a 10ª Companhia Independente Bombeiro Militar (10ª CIBM) atendeu 2.022 ocorrências de APH, de janeiro a agosto.
O comandante-geral do CBMMT destaca que as equipes de bombeiros estão preparadas para lidar com as mais diversas urgências e emergências. “Com essa importante atuação, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso se consolida como uma força essencial na garantia de atendimento em todo o estado, assegurando que a população tenha acesso ao cuidado necessário em situações emergencial de saúde”, disse o coronel BM Glêdson.
✅ Clique aqui para participar da nossa Comunidade no WhatsApp
Mín. 23° Máx. 39°