Uellinton Lopes dos Santos, de 39 anos, brigadista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), morreu enquanto combatia um incêndio florestal na Terra Indígena Capoto Jarina, localizada em São José do Xingu, no Mato Grosso. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ibama lamentaram profundamente o falecimento do brigadista, ocorrido nesta segunda-feira (26).
O corpo de Uellinton foi encontrado a cerca de 1 km de uma linha de defesa contra o fogo, região onde ele desempenhava suas funções de combate ao incêndio. As circunstâncias exatas da morte ainda não foram divulgadas, mas o incidente ressalta os perigos enfrentados diariamente pelos profissionais que trabalham na linha de frente dos incêndios florestais.
Uellinton Lopes dos Santos foi contratado pelo Prevfogo, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama, em 2024, e fazia parte da Brigada Pronto Emprego de Brasília. Antes disso, de 2021 até este ano, ele atuou como brigadista no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), onde acumulou experiência e dedicação no combate a incêndios em áreas de preservação ambiental.
Mín. 20° Máx. 38°