O órgão responsável pela segurança do Presidente da República, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI/PR) realizou 13 interceptações de drones em eventos com a presença de Lula em 2024.
A última aeronave foi neutralizada na sexta-feira (5) em Diadema (SP), durante a visita às obras do Quarteirão da Educação. O evento que mais teve drones derrubados foi durante a caminhada do Dois de Julho, em Salvador (BA), quando três dispositivos foram retirados de operação.
O avanço tecnológico permitiu a popularização do uso de drones. É comum vê-los em eventos de diversos tipos, como shows de música, réveillon e outras manifestações. Com isso, aumenta a percepção de riscos dos agentes que lidam com segurança.
Para o Ministro do GSI/PR, Marcos Amaro, “quem lida com a segurança de autoridades precisa estar sempre vigilante para protegê-las. O GSI/PR acompanha a evolução tecnológica, obtendo equipamentos atualizados e capacitando constantemente seus agentes, mantendo-os preparados para todo tipo de eventualidade”.
O equipamento antidrones invade a frequência de comunicação de drones suspeitos e consegue estabelecer o controle do dispositivo-alvo. Desde a posse, 14 diferentes agentes do GSI/PR já atuaram na operação do equipamento.
CLIQUE AQUI e Participe da Comunidade do Site Hora News MT
CLIQUE AQUI e Siga o Instagram do Site Hora News MT
CLIQUE AQUI e curta a Pagina do Facebook do Site Hora News MT
Mín. 20° Máx. 38°