Sábado, 24 de Outubro de 2020
(65) 9.9696-8266
Cidades Lockdown

Cáceres decreta “lockdown”; medida começa a valer na segunda

Determinação valerá de 22 a 29 de junho; apenas atividades essenciais poderão funcionar

20/06/2020 14h51
Por: Redação Hora News MT Fonte: Folha Max
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O prefeito de Cáceres (a 220km de Cuiabá) Francis Maris (MDB) decretou o fechamento total, o chamado “lockdown”, das atividades comerciais e prestação de serviço do Município a partir de segunda-feira (22).

A medida tem como objetivo diminuir a circulação de pessoas e conter a pandemia do novo coronavírus, a Covid-19.

O decreto que institui o fechamento total foi assinado pelo prefeito na noite desta sexta-feira (19). Na publicação fica estabelecido que a medida valerá por uma semana, até o dia 29, “com possibilidade de prorrogação”.

Com a determinação, apenas serviços essenciais passam a funcionar no Município. São eles: hospitais, clínicas veterinárias, odontológicas e clínicas médicas em regime de emergência, farmácias e laboratórios, funerárias e serviços relacionados, serviço de segurança pública e privada, serviço de assistência social, profissionais da área fim da saúde, advogados no exercício da profissão.

Ainda podem funcionar estabelecimentos como postos de combustível, exclusivamente para abastecimento, atividades inerentes a circulação de cargas, rodoviária, serviços de taxi e aplicativo, supermercados, mercados, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centro de abastecimento de alimentos e distribuidores de água e gás.

O prefeito ainda abriu exceção para os serviços de entrega domiciliar de alimentos e mercadorias (delivery), que poderão funcionar até as 22h.

Recomendação do Governo

A medida de restrição de circulação de pessoas obedece a uma recomendação notificatória realizada na sexta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) ao município. 

Na ocasião, a SES notificou 13 municípios de Mato Grosso que estão com classificação de risco “muito alta” para a disseminação do coronavírus.

Cáceres totaliza 102 casos confirmados para a doença, sendo seis óbitos. Aliado aos dados, o Hospital São Luiz – unidade referência para tratamento no município – já está com 100% dos leitos de UTI ocupados.

Receba as informações do Site Hora News MT, através do Nosso Grupo no whatsapp:

Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.